Conheça 10 ONGs de apoio para pessoas com deficiência

conheca-10-ongs-de-apoio-para-pessoas-com-deficiencia.jpeg

Em busca de garantir os direitos da pessoa com deficiência, sua inclusão na sociedade, no mercado de trabalho e também sua independência, diversas pessoas e instituições têm se unido em forma de organizações não governamentais – ONGs.

No Brasil e no exterior existem diferentes ONGs de apoio às pessoas com deficiência, que de forma relevante e impactante buscam melhorar a qualidade de vida desses cidadãos e de seus familiares.

Seja com o intuito de inclusão da pessoa com deficiência, promoção dos direitos, trabalhos com a família ou incentivo à prática esportiva, hoje é possível encontrar diversas ONGs de apoio espalhadas pelo Brasil.

Neste artigo, listamos 10 ONGs que fazem esse tipo de trabalho em várias regiões do país. Confira!

1. AACD – Associação de Assistência à Criança Deficiente

A AACD, conhecida em todo o território nacional por meio da campanha do Teleton, trabalha com a prevenção, habilitação e reabilitação da pessoa com deficiência, além de promover a integração social.

A Associação tem como público principal crianças, jovens e adolescentes, e possui 12 centros de reabilitação e 6 oficinas de ortopedia no Brasil.

2. ADAPTSURF

Com a proposta de promover o contato direto com a natureza, a ONG de apoio ADAPTSURF trabalha a inclusão de pessoas com deficiência, oferecendo atividades de lazer, esporte e cultura.

Criada em 2007, a instituição divulga e desenvolve o surf adaptado para pessoas com deficiência, ao mesmo tempo em que realiza um trabalho de preservação das praias e luta por acessibilidade nesses locais. A ONG oferece também treinamento e certificação para pessoas que se interessam em trabalhar como voluntárias em um dos projetos desenvolvidos.

3. AMR – Associação Mineira de Reabilitação

Fundada em 1964, a AMR cuida da reabilitação de crianças e adolescentes carentes com deficiência física. Atualmente, atende mais de 500 jovens que, em sua maioria, possuem alguma deficiência física ocasionada por paralisia cerebral e demais síndromes neurológicas.

A ONG proporciona atividades e projetos com profissionais de cirurgia ortopédica, esporteterapia, fisioterapia, fonoaudiologia, musicoterapia, neurologia, ortopedia, psicologia e terapia ocupacional.

4. APAE Brasil – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais 

A Federação Nacional das APAEs é a maior rede de atenção à pessoa com deficiência. Criada através da associação de pais e amigos de pessoas com deficiência, as APAEs promovem e defendem os direitos de cidadãos com deficiência intelectual e múltipla, e possui mais de 2 mil unidades em todo o país.

As APAEs atuam em diversas áreas: educação, saúde, assistência social, educação física, educação profissional, arte, defesa dos direitos, promoção da autonomia da pessoa com deficiência, orientação às famílias, entre outros.

5. APOIO – Associação Apoio ao Deficiente Físico

Fundada em 2007, em São Paulo, a APOIO oferece serviços de fisioterapia, fonoaudiologia e terapia ocupacional à pessoa com deficiência. A Associação foi criada por amigos que se tornaram deficientes físicos e por outros que passaram boa parte da vida auxiliando pessoas na mesma situação.

A ONG promove eventos e reforça a importância e a conscientização do conhecimento na hora de auxiliar um cadeirante.

6. Casa de David

Fundada em 1962, a Casa de David oferece abrigo e cuida de pessoas com deficiência física, intelectual e com autismo. Com sede em São Paulo, e uma unidade em Atibaia (SP), a Instituição atende 438 pessoas carentes, a maioria abandonadas por suas famílias.

Com uma equipe de especialistas, a ONG oferece atividades, como reabilitação aquática, fisioterapia, ioga, entre outros projetos.

7. IBDD – Instituto Brasileiro dos Direitos da Pessoa com Deficiência

Fundado em 1988, o IBDD busca garantir e promover os direitos da pessoa com deficiência e inseri-la no mercado de trabalho. A ONG de apoio oferece cursos de formação profissional e possui especialistas em legislação da pessoa com deficiência.

No site do IBDD você encontra artigos e publicações sobre Direitos da Pessoa com Deficiência, inclusão, entre outros materiais.

8. IMG – Instituto Marília Gabrili

Criado em 1997, o IMG desenvolve ações e trabalhos que buscam promover a autonomia da pessoa com deficiência por meio de projetos de orientação (incluindo também familiares), suporte a atletas paralímpicos, suporte a pesquisas e produção de materiais informativos.

A ONG de apoio tem impacto direto na qualidade de vida de mais de 3 mil famílias, trabalha e incentiva pesquisas científicas para a cura da paralisia, disponibiliza mais de 300 guias de acessibilidade e ainda oferece suporte direto a 20 atletas de alto rendimento. 

No site do IMG você encontra também dicas de exercícios, dicas de convivência, guias de acessibilidade cultural, entre outros.

9. Instituto Novo Ser

A ONG Instituto Novo Ser incentiva e resgata a pessoa com deficiência ao convívio social e familiar, além de lutar pela valorização da cidadania, respeito, promoção dos direitos, igualdade de oportunidades, superação de obstáculos e inclusão.

equipe do Instituto é formada, em sua maioria, por cidadãos com vivência e experiência concreta no convívio e cuidado de pessoas com deficiência. É reconhecida principalmente pelo projeto “Praia para Todos”, além de suas atividades esportivas.

O Instituto promove o intercâmbio entre outras ONGs de apoio e setores empresariais, governamentais e também com a mídia.

10. VIDAS

A ONG de apoio VIDAS     Vivência e Inclusão da pessoa com Deficiência por meio de Atividades e Sensibilização     tem foco no trabalho com crianças e adolescentes com deficiência física. A ONG busca criar oportunidades de socialização por meio de atividades de convivência, lazer, prática esportiva, entre outros.

A VIDAS também oferece um trabalho junto aos pais e familiares da pessoa com deficiência por meio de oficinas, grupos de discussão, aulas e diversas atividades.

É cada vez maior o número de ONGs de apoio à pessoa com deficiência no Brasil. Em quase todas as regiões do país, é possível encontrar um grupo de familiares ou amigos realizando trabalhos em busca da promoção do bem-estar, inserção, integração e saúde desses cidadãos.

Ao divulgar o trabalho dessas associações, você ajuda na manutenção dos trabalhos realizados, além de levá-las ao conhecimento de quem necessita. E por meio deste artigo, você pode ajudar outras pessoas. É fácil!

Se você gostou do nosso conteúdo e quer ajudar a divulgar o trabalho de ONGs de apoio à pessoa com deficiência, compartilhe este artigo em suas redes sociais e desperte o interesse de quem precisa!