Conheça as opções de equipamentos de transferência para pessoas com deficiência física

elevador-individual-web

Movimentar-se é essencial para uma vida mais ativa e para o funcionamento do organismo, além de estimular mecanismos de nutrição, informação e reparação, contribui também para a saúde da musculatura. Só porque pessoas com deficiência física possuem mais dificuldade para que isso ocorra, não quer dizer que devam estar sempre em única posição ou não precisem se deslocar da cadeira de rodas para outro lugar, por exemplo.

Para esses indivíduos, esses deslocamentos são mais complicados e, na maioria das vezes, é preciso que uma outra pessoa ajude na transferência. Mesmo para quem tem os membros superiores preservados e ativos, é preciso que hajam cuidados nesse processo.

Na maioria das vezes, o cuidador acha que é capaz e que o procedimento pode ser feito facilmente. Porém, uma transferência mal feita pode ocasionar em danos à saúde de ambos envolvidos, estando propenso, até mesmo, a acidentes.

Para que isso seja evitado, os Elevadores Individuais para transferência são ótimas alternativas como equipamentos assistivos para o deslocamento da pessoa com deficiência física ou mobilidade reduzida.

Siga a leitura e entenda como funcionam esses produtos e quais opções oferecemos para o mercado.

O benefício

Pessoas com deficiência física e mobilidade reduzida, devido a gravidade de determinadas lesões podem não ter força o suficiente para realizar certos movimentos de transferência como da cadeira de rodas para cama, para o banheiro e vice-versa, ou até mesmo estar acamadas. Nesses casos, o auxílio será necessário.

Por conta disso, a exigência da força do cuidador é colocada em xeque, pelo fato do grande esforço para realizar os movimentos em que a maioria acaba se posicionando de maneira imprópria. Devido a isso, muitas das vezes as transferências são desempenhadas inadequadamente, gerando riscos tanto para essa pessoa, como para quem necessita do auxílio, que também está sujeita a machucar-se.

É nesse contexto, que equipamentos de transferência foram desenvolvidos, tornando-se grandes aliados que facilitam esse trabalho.

Esse tipo de equipamento dispensa a necessidade de duas ou mais pessoas para auxiliar o indivíduo na transferência. É um produto com duplo benefício, reduzindo a exigência de força do condutor e o possível incomodo ao usuário devido aos movimentos impostos.

Dessa forma, a transferência torna-se muito mais segura para os envolvidos. Além de fornecer conforto e segurança na mudança, com fácil manuseio através de controle eletrônico.

O equipamento

Existem dois tipos de elevadores individuais para transferência: o hidráulico e o elétrico.

O elevador individual hidráulico é mais difícil de ser manuseado. O seu funcionamento é baseado em uma pequena bomba de pistão hidráulica, acionada por uma alavanca que, a cada movimento de subida e descida, gera um deslocamento para cima no indivíduo que está no sellete. Assim, a cada acionamento, o usuário dá uma pequena deslocada para cima. O movimento ocorre em pequenos solavancos de subida.

Como o movimento não é linear, o sellete acaba por balançar com o indivíduo no momento da ação, e isso pode tornar-se desconfortável. Além disso, o cuidador não consegue manipular o usuário ao mesmo tempo que o eleva, pois não consegue se manter próximo e manusear o equipamento. É preciso ter atenção redobrada nas decidas, já que é realizada por válvula de pressão/alívio e gera um movimento rápido para baixo, podendo lesionar a pessoa na transferência.

O elevador individual desenvolvido pela Freedom é elétrico e sua utilização foi pensada para diminuir o esforço do cuidador e facilitar as transferências do usuário, de maneira ágil, eficiente e segura. Dessa forma, o intuito é não tornar a movimentação desconfortável para ambos, já que seu acionamento se dá por controle eletrônico linear.

Mas com o intuito de gerar mais acessibilidade, para que a base do elevador individual possa entrar embaixo de camas baixas, como as box, por exemplo, foi desenvolvido rodízios opcionais de 3” ou 4”. Além de dimensional que possibilita a passagem por portas a partir de 60 cm de largura.

Dessa forma, o elevador individual Freedom possui flexibilidade em sua estrutura mecânica e é possível que se altere a abertura do ângulo do levante através de pedal. Seu travamento pode ser realizado sem o uso de ferramentas e o equipamento apresenta freio para garantir a segurança do usuário no momento da transferência.

Conceito

A Freedom está sempre buscando o aperfeiçoamento de produtos assistivos com qualidade e tecnologia avançada. Na busca pela autonomia e melhor desempenho para o dia a dia dos clientes, os elevadores individuais são opções de produtos que oferecemos.

O Elevador Individual Freedom foi desenvolvido para efetuar a transferência de pessoas com deficiência física, mobilidade reduzida (temporário ou permanente) ou obesas, para cadeira de rodas, cama, sofá, banheiro e outros lugares que desejar.

Os produtos foram pensados para facilitar o trabalho do cuidador e evitar o desconforto do usuário nesse processo.

Conheça agora, como eles são!

Elevador Individual Freedom Transfer

O Elevador Individual Transfer foi desenvolvido para facilitar a transferência de pessoas com dificuldade ou nenhuma locomoção, com conforto e segurança. Garante a redução do esforço físico do cuidador que, através desse recurso, consegue movimentar, dependendo do modelo, uma pessoa de até 130kg através de um controle eletrônico.

Pode ser usado individualmente, até mesmo para viagens, pois possui a opção de bolsa para transporte, o que facilita os passeios do indivíduo sem que se preocupe com os momentos de transferências fora de casa. Ou de forma coletiva em clínicas, hospitais e casas de repouso.

Possui flexibilidade na estrutura mecânica, com diversidade de ajustes de altura, abertura do ângulo do levante e do posicionamento do sellete, a rede que envolve o usuário. O equipamento é conduzido de maneira prática e fácil, podendo ser usado para deslocamentos de cama, cadeiras de rodas, banheiro e demais transferências no dia a dia da pessoa que necessita do auxílio.

O equipamento possui travamento sem que precise do uso de ferramentas em caso de usuários de até 130 kg, e ainda pode ser desmontado. Oferece regulagem de altura, freio, duas baterias 12V x 5,4 A ou 7,5 A, com autonomia para 80 acionamentos e é recarregável. Dispõe de sellete e apoio de cabeça. Todos os comandos são feitos através de um controle eletrônico com ou sem fio, com indicações de mudanças.

Elevador Individual Freedom Stand Up

O Elevador Individual Stand Up é mais um produto de transferência que possibilita conforto e segurança, facilitando o trabalho do cuidador. A diferença, é que esse modelo permite posição ortostática, auxiliando nas funções circulatórias, digestivas e respiratórias, prevenindo a osteoporose, já que proporciona maior descarga de peso nos membros inferiores.

Equipamento flexível, tem ajuste de altura, abertura de ângulo do levante e posicionamento da cinta axilar com ajuste no tórax. Possui cinta com travamento frontal com três pontos de regulagem, apoio de joelhos e freio. Tudo para facilitar, com segurança, as transferências do usuário tanto da cadeira de rodas como da cama, banheiro, quarto, dentre outros cômodos.

Do mais, possui as mesmas funcionalidades do Elevador Individual Freedom Transfer.

Elevador Individual Freedom Transfer Hospitalar e Transfer Hospitalar Plus

O Elevador Individual Transfer Hospitalar foi desenvolvido, especificamente, para uso coletivo como clínicas, hospitais e casas de repouso, de modo a reduzir o esforço físico do auxiliar de enfermagem e facilitar o trabalho. Além, é claro, de garantir conforto e transferência adequada com segurança ao paciente.

O Transfer Hospitalar possui flexibilidade e ajustes de altura, abertura de ângulo do levante e posicionamento do sellete. As transferências podem ser feitas da cama hospitalar, maca, leitos de unidades de terapia intensiva, banheiro e cadeira de rodas.

O equipamento também possui regulagem de altura, ângulo de levante, abertura dos pés, freio, comando eletrônico e capacidade para paciente de até 200 kg. É composto por duas baterias 12V x 7,5A com autonomia para 80 acionamentos, e ainda possui seis selletes nos tamanhos P, M e G, higienizáveis e seis apoios de cabeça com regulagem.

O Elevador Individual Transfer Hospitalar Plus possui as mesmas funcionalidades que o Transfer Hospitalar, porém, sua capacidade pode chegar a usuários de até 300 kg.

Cuidados

É importante salientar que um parecer do profissional da saúde para a recomendação de qualquer produto assistivo é fundamental. Visto que, os elevadores individuais foram concebidos para evitar as frequentes lesões dos cuidadores e para garantir uma qualidade de reabilitação dos usuários.

Para isso, também, é imprescindível que esses equipamentos sejam desenvolvidos de modo a apresentar segurança, confiança e fácil manuseio.

Além disso, o usuário precisa ser estimulado a movimentar-se, desde que não haja contraindicação, e precisa ser informado de todos os movimentos que serão realizados. O trabalho em conjunto e a comunicação são fundamentais para o progresso da pessoa com deficiência e para a boa execução do trabalho.

Certificação

Para que qualquer equipamento da área da saúde tenha a devida qualidade e exerça com eficiência sua função, é preciso assegurar que as normas técnicas estejam sendo cumpridas. Para isso, a certificação e o registro na Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) desses equipamentos é fundamental e essencial, tanto para a empresa, quanto para o consumidor, que precisa estar atento a essa questão, já que é uma condição obrigatória, segundo a Anvisa.

A certificação de produtos, serviços ou sistemas se refere à sua avaliação atendendo às exigências das normas técnicas, que se baseiam em auditorias no processo produtivo, na coleta e em ensaios de amostras. Estando tudo dentro dos padrões estabelecidos, a empresa recebe uma certificação e, dessa forma, passa a usar a Marca de Conformidade ABNT em seus produtos.

Além de comprovar que a produção é controlada e que os produtos atendem as normas técnicas de forma contínua, a certificação serve para diferenciar as empresas, produtos e serviços, destacando a qualidade no trabalho.

Por isso, é imprescindível que os usuários estejam cientes e exijam essa condição, não se contentando com a compra de produtos irregulares. Visto que, os elevadores individuais para transferência são equipamentos que exigem atenção e cuidado no manuseio, a Freedom se preocupa em atender atentamente esse aspecto para garantir a eficácia do que produz e a segurança do usuário.

Acessibilidade

Todos sabemos que uma vida totalmente acessível ainda está longe de ser alcançada. Mas a cada ano que passa, a preocupação com essa questão está crescendo e sendo pensada e motivada. Uma das maneiras para que isso se amplie, são os produtos de tecnologia assistiva.

Os equipamentos que auxiliam na transferência de indivíduos, são produtos que facilitam e geram acessibilidade, aumentando, mantendo ou melhorando as capacidades das pessoas com deficiência. Além de garantir o acesso, realização de atividades cotidianas e convivência com qualidade de vida satisfatória.

Esses tipos de produtos são desenvolvidos para prevenir, compensar e aliviar, especialmente, determinada deficiência física ou mobilidade reduzida no momento do deslocamento de um lugar para outro, rompendo as dificuldades e melhorando a qualidade de vida.

É essencial salientar também, a importância desse equipamento para os cuidadores, visto que, a segurança e o conforto são colocados em prática e evitam operações inadequadas e possíveis lesões. Assim como para profissionais de clínicas e hospitais, que constantemente sofrem com problemas de coluna devido as transferências de pacientes realizadas de maneira irregular.

Quer conhecer melhor o que oferecemos para pessoas com deficiência física? Então acesse nossa página de produtos! Aproveita e compartilha esse post no facebook para que outras pessoas conheçam também.